Tenho recebido propostas de empréstimos, como sei se são golpes?
Sim, o golpe está aí e não existe isso de “cai quem quer”. Infelizmente, em nosso país, os golpes financeiros têm atingido muita gente.
Para se ter uma ideia, segundo levantamento do Datafolha, mais de 4,5 mil pessoas são alvo de tentativas de golpes financeiros a cada hora no Brasil. Normalmente, o crime acontece por meio de aplicativos de mensagem ou ligações telefônicas, em que os fraudadores fingem ser funcionários de bancos.
Na maioria dos casos, eles abusam da ideia de vantagem financeira e da agilidade de liberação do dinheiro para convencer as pessoas de que esse é um bom caminho.
A seguir, um passo a passo que pode facilitar bastante suas tratativas (Ah, e lembrando: antes de tomar crédito, veja como o compromisso financeiro será assumido por você, para isso não virar um outro problema. O Recupera Tchê falou sobre esse assunto aqui).
1. Verifique se a instituição que está lhe oferecendo algo existe mesmo. O Banco Central possibilita a consulta neste link →
2. Se a instituição financeira existir realmente, cheque se a proposta feita foi por ela mesmo. Sim, é muito comum os fraudadores usarem o nome de terceiros. Então, vale tomar o cuidado e verificar junto aos canais oficiais do banco citado se aquela condição existe mesmo. Entre no site da instituição e veja uma forma de se comunicar diretamente com ela.
3. Desconfie sempre de contatos que, ao oferecer algo, já peçam de você senhas, bem como outros dados pessoais. Bancos não costumam ter esse tipo de abordagem por mensagem de texto ou mesmo por telefone.
4. Não clique em link enviados por possíveis instituições financeiras antes de verificar os itens 1 e 2.
E se eu cair num golpe, o que devo fazer?
Primeiro, não se culpe. A gente tende a se sentir meio bobo mesmo – inclusive, ficamos com vergonha de dividir o ocorrido com as pessoas próximas!
Não se esqueça: 4,5 mil pessoas por hora, no Brasil, são alvos de golpes financeiros. Certamente, você conhece alguém que já foi vítima, ou mesmo talvez tenha sido uma.
Em caso de golpe financeiro, o Recupera Tchê orienta que você:
1. Faça um boletim de ocorrência, via delegacia virtual ou numa unidade especializada na sua cidade.
2. Informe ao seu banco o mais rápido possível o ocorrido e peça as providências que cabem para o caso.
Caso você não receba a orientação necessária, você pode registrar uma reclamação na ouvidoria do Banco Central através deste link→.